Eliminação de Documentos

A eliminação de documentos é um procedimento de destruição de documentos que já cumpriram a sua função e não apresentam valor histórico ou funcional, tornando-se assim inúteis para os fins que foram criados.

Se considerarmos que cada documento tem um tempo específico para ficar guardado e exercer sua função, podemos imaginar quantos documentos não estão acumulados em gavetas de casas, escritórios, departamentos públicos e etc.

Documentos como comprovantes de contas e recibos, como de água, luz, telefone, e outros serviços considerados essenciais devem ficar guardados por um período de cinco anos.

Manter documentos de forma organizada e pelo período de validade estabelecido é uma forma prática de evitar problemas e dores de cabeças que podem surgir, como, por exemplo, cobranças de pagamentos que já foram efetuados e ações judiciais.

Segundo especialistas, os locais para armazenar documentos também merecem atenção especial. Excesso de exposição ao sol e à umidade podem produzir danos como apagar escritas e dados essenciais.

Eliminando de forma correta

Além disso, todos os documentos que contêm dados e informações pessoais como endereços, números de telefones, números de RG, CPF, etc. Portanto, a prevenção é uma ótima maneira de evitar que essas informações caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas. Sendo assim, jamais elimine em lixo comum qualquer documento, nem mesmo extratos de contas.

Caso você tenha em sua casa documentos que já são passíveis de eliminação, lembre-se também da questão ambiental na hora de descartá-los. Você pode utilizar um triturador de papel para inviabilizar as informações dos documentos, e, após isso, como os documentos são em sua maioria à base de papel, destine-os corretamente à reciclagem. Assim, além da sua segurança, você também colabora com o planeta!


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